segunda-feira, 1 de agosto de 2011

VOCAÇÃO - PARTE 1

“O Chamado que recebemos de Deus para nos realizarmos plenamente neste mundo”
Há três vocações específicas na vida do cristão e cada homem, cada mulher, é chamado a uma delas. Há a vocação sacerdotal, à qual são chamados os homens cuja missão é pastorear as ovelhas da Igreja, consagrar o Corpo de Cristo, representar Jesus no meio da humanidade. Há a vocação leiga, à qual são chamados os homens e mulheres cuja missão é formar suas famílias e criar novos homens e novas mulheres, guiando, com suave firmeza, seus filhos no caminho rumo a Deus. E há a vocação religiosa.
- Vocação Religiosa
 A esse caminho são chamados os homens e mulheres cuja missão é servir a Deus e aos irmãos, vivendo uma vida de oração e trabalho em prol de toda a humanidade.
Consagrar a vida a Deus. Dedicar a Cristo toda a liberdade, todos os desejos, toda a vontade, toda a comodidade. Aos nossos olhos, contaminados pela superficialidade do mundo, isso pode parecer algo difícil, radical, árido. Difícil? Não há dúvida: nenhuma grande aventura segue por caminhos de pétalas – e não pode haver aventura maior do que partir em busca de Deus. Radical? Num certo sentido, sim, pois significa abandonar todo o excesso, todo o supérfluo para dedicar apenas ao que realmente vale a pena. Árido? Nunca: nada pode ser mais prazeroso e reconfortante do que a companhia de Deus. Assim é a vocação religiosa: a vocação assumida por monges e freiras, frades e irmãs de caridade.
Essa vocação é assumida por pessoas que se sentiram chamadas por Deus a doarem suas vidas por uma causa. Trata-se da consagração a Deus assumindo os votos de pobreza, castidade e obediência, ingressando numa Congregação ou Ordem Religiosa. Os religiosos e religiosas são os sinais visíveis do amor de Jesus Cristo pela sua Igreja e pelo mundo.

"A nossa primeira vocação é o amor. Todos somos chamados a viver o Amor. E pelo amor buscarmos a santidade na simplicidade de nossas vidas, nas lutas do cotidiano, no estado especifico de vida para o qual Deus nos criou, seja na Vida sacerdotal, no matrimônio ou na vida consagrada celibatária. Responder sim a vocação... é responder sim ao plano de Deus, é certeza da Felicidade, é certeza do céu... É viver e morrer de amor. Amor à Deus e ao próximo” 
Juliana Zanini - Toca de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário