No anúncio do Reino de Deus, os pobres são os mais disponíveis. São eles que não têm como se apoiar na suficiência pessoal ou na segurança material. Sua força e coragem provém da graça divina.
Os documentos da Igreja, especialmente Puebla e Santo Domingos, acenam para os privilegiados do Reino de Deus. Os mesmos documentos acenam para a dimensão includente de toda humanidade no projeto divino. Além do mais, salientam que Deus não é excludente. A exclusão é uma opção do ser humano, a partir de suas preferências e valores de vida.
Jesus, na sua trajetória terrena, manifestou compaixão para com os sofredores, doentes e pecadores. Ele multiplicou vinho, pães, peixes; curou enfermidades, perdoou e realizou maravilhas nas pessoas que sinceramente vinham a ele.
Para os irmãos e irmãs mais pobres, a esperança messiânica, a vinda de Jesus no Natal, acontecerá de verdade à medida que os braços e mãos dos mais favorecidos estiveram estendidos aos privados do mínimo necessário para sua subsistência. Essa atitude faz com que os pobres também alimentem a esperança num mundo melhor, nos novos céus e na nova terra. A realização desta expectativa se realizará de acordo com a aceitação de Jesus Cristo que está no meio da humanidade.
O risco maior das pessoas consiste em passar por este mundo e não perceber a ação de Nosso Senhor e de não conhecê-lo. O conhecimento do Filho de Deus, a partir de uma experiência de vida, faz com que o viver das pessoas seja mais parecido ao viver dele.
Na Paróquia Rainha dos Apóstolos, de Cascavel, o Setor Juventude organizou o Natal Solidário. No sábado, dia 10 de dezembro, vários veículos e com expressiva participação comunitária, centenas de casas foram visitadas para a campanha de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene, doces, chocolates, brinquedos e roupas para serem repassados às pessoas e famílias cadastradas da comunidade paroquial.
Um gesto louvável de quem se pôs a caminho, a serviço e de quem doou, partilhou. É pouco, mas conota desejo, vontade e, especialmente, solidariedade para os mais desfavorecidos. Sem dúvida, as centenas de famílias que receberão a cesta da solidariedade da Rainha dos Apóstolos agradecerão a Deus e a recompensa virá dele. É na gratuidade que Deus derrama suas bênçãos, além do necessário.
Sobre você batizado, o Espírito de Deus está para anunciar as belezas e alegrias do Reino de Deus. Não se acomode, mas manifeste em palavras e obras as maravilhas que Deus, assim como o fez em Nossa Senhora, Mãe de Deus, realizou. Coloque-se, portanto, entre os filhos de Deus que estão entre os mais disponíveis.
Pe. Romeu Ullrich
Paróquia Rainha dos Apóstolos - Cascavel, Pr
Nenhum comentário:
Postar um comentário