O prazer da conquista será sempre superior ao esforço empreendido para alcançá-la. Ter em mente metas, objetivos e projetos, proporciona força e energia para manter-se na busca por aquilo que se almeja. As pessoas aprendem desde cedo que as realizações são fruto de inúmeros esforços. Elas também sabem que a vida é um constante aprendizado.
Na escola cotidiana, os exemplos vitoriosos não faltam. Eles estão disponíveis à compreensão de quem esteja disposto a vencer na vida. Nem tudo, porém, é tão fácil. O próprio Jesus, em suas sábias ponderações, afirmou: “Estarei sempre convosco!” Contudo, deixou claro: “Tereis dificuldades”. Ele não prometeu nenhuma facilidade. O que prometeu foi o de estar sempre junto.
Quando alguém tem um desejo bom e abençoado, é capaz de esperar por muito tempo. Ele o considera importante para sua vida e, por isso, não desvia o olhar da sua aspiração. A demora em ser atendido, quase sempre, reforça a espera e consola quem está esperando.
O rapaz, por exemplo, que está de olho na namorada dos seus sonhos. Ela, por sua vez, o pretere, o ignora, o desconsidera. Ele, em sua convicção, está determinado e redobra o esforço em conquistá-la. Quanto mais difícil e distante a solução positiva se tornar, mais forte se torna a certeza do rapaz em cativar o coração da moça. Ela, mesmo indiferente e desinteressada, pensa e reflete sobre as investidas do rapaz. Ao sim dado por ela, ele respira fundo e diz: “valeu a pena”.
Outro exemplo, sem comparações possíveis, são os pedidos feitos a Deus. Ele mesmo assegurou a seus filhos: “Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e a porta se vos abrirá”. Os pedidos feitos a Deus são de toda ordem. Quase sempre, eles são muito egoístas e interesseiros. Deus, porém, provê muito além do necessário para que seus filhos vivam e para que sejam felizes. Todo pedido feito sinceramente, sem dúvida alguma, condiciona o pedinte a aguardar a consolidação do seu desejo. A demora divina é caminho confortante para quem tem fé. Predispor-se a aceitar a vontade de Deus e não bater o pé nos desejos pessoais, credibiliza as pessoas à espera da ação divina.
Ademais, é notório a expectativa de entrar no céu ao final da vida neste mundo. A dimensão da realidade do céu não é uma opção mágica no encontro com o Criador, mas é fruto da semente lançada em terra boa nesta vida. A opção pela eternidade feliz deve ser feita agora. É nesta terra, donde se passa qual paroquiano, que se deve procurar viver aquilo que se quer ser na outra vida.
Por isso, o desejo querido por Deus de toda pessoa é vida eterna ao seu lado. Ele fez a sua parte. Para as pessoas, ele faz aquilo que é impossível para elas, ou seja, a santificação. Assim sendo, vale a pena perseverar na busca.
Pe. Romeu Ullrich
Paróquia Rainha dos Apóstolos - Cascavel, Pr
Nenhum comentário:
Postar um comentário